quinta-feira, 28 de abril de 2016

Análise literária: "Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe


  O livro que vou falar agora iniciou a escola literária do Romantismo, sua história é incrivelmente sensível e é preciso ter uma alma muito forte e dura para não se emocionar com toda essa história.
  O livro é romance epistolar, ou seja, é contado por cartas, de Werther a seu amigo Wilhelm em que conta sua vida na nova cidade em que conhece a jovem Charlotte. Um amor que tem como limites a própria morte.
  Um verdadeiro clássico da literatura alemã, feito pelo maior escritor da historia da Alemanha, Johann Wolfgang Goethe, “Os sofrimentos do jovem Werther” vai contar um amor impossível. Charlotte promete a mãe em seu leito de morte se casar com o cavalheiro Albert que era seu grande amigo, sendo assim, um casamento que prometia a felicidade. Isso tornava o relacionamento de Werther e Charlotte impossível, mesmo o amor sendo mutuo.
  A história desse jovem sensível, ao ser publicada em 1774, causou o chamado “Efeito Werther”, que é uma série de suicídios entre jovens na Europa que se comparavam a Werther. Mas essa comparação não é apenas no lado romântico, mas também pela sua visão de mundo. Estamos falando aqui de um jovem que vivia em negação a sociedade e a acreditava despida de valores emocionais, um lugar louco como ele próprio dizia.
Goethe se demonstra muito sensível e o verso do livro explica o porquê. Johann Goethe era apaixonado por Charlotte Buff, noiva de um amigo, sendo assim a obra fruto de uma vida inquieta.
  Essa história com final trágico, drama essencialmente psicológico, em um estilo romântico que comparo com “Romeu e Julieta”, mostra um homem contra os valores sociais e apoiante do sentimentalismo e o amor fora dos padrões sociais, que é o amor livre das convenções. Devido a isso, Werther se tornou modelo de herói romântico de sua época e de gerações futuras.
   Uma historia cheia de frase, entre elas:

“…a vida humana é apenas um sonho…”


 “…Átonita, perplexa, viu-se à beira de um abismo; tudo era trevas ao seu redor, nenhuma esperança, nenhum consolo, nenhuma idéias de futuro! Pois ele a abandonou, ele que dava sentido a sua existência. Não via mais o vasto mundo a sua frente, nem aqueles que poderiam substituir quem ela perdeu, sentindo-se sozinha, abandonada por todos… Cega, oprimida pelo terrível vazio em seu coração, precipita-se para a morte, que tudo abarca, sufocando assim todos os seus tormentos…” (pág 58)

“…Sabe Deus quantas vezes vou para a cama com o desejo, sim, com a esperança de nunca mais acordar” E de manhã abor os olhos, torno a ver o sol e sinto-me um desgraçado…” (pág 102)

“…Às vezes digo a mim mesmo: o seu destino é único; considere os outros felizes… ninguém sofreu tanto assim. E, depois, leio um poeta antigo e é como se estivesse lendo o meu próprio coração. Tenho que passar por tanta coisa! Ah! Será que já houve antes de mim homens tão desgraçados?…” (pág 106)

Podemos ver aqui todo o seu sofrimento e seu dilema: conseguir o amor de Charlote ou morrer.

Sobre o autor
Johann Wolfgang Goethe nasce em 1749, em Frankfurt, e morreu em 1832,em Weimar. Cria primeiro o livro “O cavalheiro da mão de ferro” do estilo literário Sturm und Drang. Seu amor por Charlotte Buff lhe fez criar os “Sofrimentos do jovem Werther” , obra precursora do romantismo, e futuramente criaria Fausto, obra diferente de seus padrões, e livros científicos como “A teoria das cores”. Outro livro romântico por ele escrito seria “Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister” . Casou-se com Christiane Volpius e morreu dez anos depois, mas essas obras o fariam ser considerado por muitos o maior escritor da história alemã.

Opinião

Encontrei esse livro na biblioteca de minha antiga escola. Ela era uma péssima biblioteca, cheia de romances eróticos, contos sem criatividade e poesia sem inspiração, mas por acaso encontrei esse livro e que logo vi que era diferente, se tornou a leitura mais deleitosa que tive e o meu livro favorito. Essa história me fez derramar mil lágrimas e não importa quanto eu leia, vou continuar chorando. Sua história romântica fez com que me identificasse com ele, porém sem tentar o suicídio. Meu amor por esse livro foi tanto que o comprei no ano seguinte, sua história nunca saiu da minha cabeça e espero que não saia da sua caso leia alguma vez. Recomendo com R maiúsculo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário